Carregadores Elétricos para Automóveis vão quadruplicar até 2025!

carregadores elétricos para automóveis, carregadores elétricos, ecossistema europeu de veículos elétricos, mobilidade energética, veículos elétricos na europa, Europa neutra em carbono, mobilidade elétrica, energia verde, energia limpa, energias renováveis,

Uma Europa neutra em carbono até 2050

Para se tornar neutra em carbono até 2050, a Europa precisa de mais veículos elétricos nas estradas e bastante mais carregadores elétricos. Como será este processo de transição e quanto pode custar?

A União Europeia na liderança dos Veículos Elétricos

A União Europeia é líder global na adoção de veículos elétricos (VEs). Pois, os seus países membros são responsáveis ​​por mais de um quarto da a produção mundial de VE, com 20% das vendas de carros novos em 2021. A aposta dos fabricantes neste mercado e a adoção dos consumidores nestes tipo de veículos, é uma oportunidade para criar um ecossistema europeu de veículos elétricos (VEs), líder no mundo. Dessa forma, vai gerar novos empregos, diminuir a poluição do ar e acelerar o progresso em direção às metas climáticas e à mobilidade energética.

No entanto, este aumento exige mais capacidade de construção de toda a infraestrutura de carregamento de VEs na Europa. Em 2021, o continente tinha cerca de 375.000 estações de carregamento.

veículos elétricos, carregadores elétricos para automóveis, gewiss joinon, joinon i-con, ecossistema europeu de veículos elétricos, mobilidade energética, veículos elétricos na europa,

Numa análise recente da McKinsey (Plano Estratégico para a Infraestrutura dos Postos de Carregamento VE “Masterplan”), conduzida para um relatório da Associação Europeia de Fabricantes Automóveis (ACEA), refere que, mesmo no cenário mais conservador, a UE-27 precisará pelo menos de 3,4 milhões de pontos de carregamento públicos operacionais até 2030.

Os Veículos Elétricos exigem um esforço conjunto na criação de uma nova infra estrutura dos postos de carregamento, atualização da rede elétrica e mais recursos na geração de energias renováveis.

REQUISITOS DE INFRA ESTRUTURA, REDE E ENERGIA PARA O CRESCIMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS NA EUROPA

.

investimentos na rede elétrica, infra estrutura da rede elétrica, infra estrutura pública de carregamento de VE, energia para carregamento de veículos elétricos, investimentos na geração de energias renováveis, carregadores públicos, carregadores privados, crescimento de veículos elétricos na europa, european electric vehicle charging infrastructure, macKinsey,
Gráfico 1, Dados: MacKinsey

.

É necessário atualizar toda a rede de serviços públicos para distribuir a energia pelas novas estações de carregamento. Desse modo, também é necessário aumentar a capacidade das fontes de energias renováveis. Além disso, a A Evolução das Energias Renováveis no Setor do Material Elétrico vai provocar uma transformação muito grande na forma como vivemos e como nos deslocamos.

Pois, os futuros carregadores elétricos para automóveis, devem funcionar cada vez mais com energias limpas (Anexo 1). Ao todo, essa construção de infraestruturas de carregamento de VE representa um custo superior a 240 biliões de euros até 2030.

O Plano Estratégico para a Infraestrutura dos Postos de Carregamento VE

A McKinsey contribuiu com o suporte analítico no Plano Estratégico (Masterplan), para a Infraestrutura dos Postos de Carregamento VE. Pois, reúne as tendências e a visão futura das 8 associações que abrangem o panorama geral da mobilidade energética: a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) e a Associação Europeia de Fornecedores Automóveis (representando OEMs e fornecedores de veículos), WindEurope e SolarPower Europe (do setor da produção de energia renovável), Eurelectric (a indústria elétrica mais ampla), ChargeUp (ponto de carga operadoras), o Banco Europeu de Investimento (o lado do investimento) e Fuels Europe (interesses de combustíveis alternativos).

O ritmo das instalações de Postos de Carregamento Público vai aumentar bastante nos próximos anos. Isto é, os Carregadores Elétricos para Automóvel vão quadruplicar até 2025!

POSTOS DE CARREGAMENTO PÚBLICO INSTALADOS PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS (VE)1 NÚMERO DE INSTALAÇÕES POR SEMANA

postos de carregamento público, postos de carregamento para veículos elétricos, instalação de postos de carregamento, novos postos de carregamento, aumento dos postos de carregamento, postos de carregamento quadruplicam, macKinsey,

Se os fabricantes e os fornecedores automóveis criarem veículos elétricos capazes de carregar mais rápido do que os atuais, será possível reduzir o número de postos de carregamento público.

O Risco de Sobrecarga da Rede Elétrica será contido

A rede elétrica da Europeia terá de ser reforçada antes que milhões de novos carregadores elétricos para automóveis possam ser conectados a ela. Sendo assim, este reforço da rede elétrica, representa cerca de 11% dos investimentos totais a realizar na infra estrutura de todos os países da UE27. Pois, face ao aumento destes postos de carregamento, a rede vai registar um crescimento no consumo e deve evitar riscos de sobrecarga da rede elétrica.

A maioria das melhorias na rede será direcionada aos sistemas de distribuição. Assim, será possível distribuir a eletricidade de média e baixa tensão das subestações aos usuários finais. Em vez de ser apenas aos sistemas de transmissão de alta tensão centralizados.

capacidade da rede elétrica, sobrecarga da rede elétrica, energias renováveis,
Zonas com maior necessidade em aumentar a capacidade da rede elétrica
  • Bairros Residenciais e Zonas de Condomínio. Ou seja, haverá mais veículos a carregar em simultâneo, por exemplo, durante a noite. Desse modo, espera-se que nesses zonas residenciais, que têm carregadores elétricos para automóveis de corrente alternada (CA). Isto é, o carregamento é mais lento, com um consumo de 3 a 11 quilowatts de eletricidade, podia sobrecarregar mais a rede.
  • As zonas públicas, as centrais de camionagem e os parques públicos que têm carregamento rápido podem sofrer picos de carga extrema durante os períodos de maior movimento nas viagens. Além disso, nos veículos comerciais, os novos carregadores podem consumir até um megawatt (equivalente a 1.000 quilowatts) de eletricidade. Desse modo, estes locais vão exigir atualizações de rede ou outras soluções de armazenamento como “backup”. Uma estação de serviço numa autoestrada, pode ter cerca de 20 camiões a carregar ao mesmo tempo, com mais dez carros em carregadores rápidos. Isto é, haverá um pico no consumo da eletricidade em cerca de 20 megawatts – o que equivale a uma cidade com 20.000 habitantes.
Postos de carregamento para Habitação e Zonas Públicas

Os consumidores que moram em moradias e residências unifamiliares com garagem, não vão ter dificuldade em instalar os seus próprios carregadores elétricos. Por outro lado, não será fácil carregar o automóvel dos proprietários que moram em apartamentos, com ou sem parqueamentos. Desse modo, vão depender apenas dos carregadores públicos. Pois, em 2021, 42% dos proprietários de VEs europeus que moram em cidades, não tinham acesso a pontos de recarga domésticos. Estes podem temer ficar sem acesso aos carregadores públicos, ou ter períodos de grande afluência.

Postos de carregamento, Postos de carregamento, Postos de carregamento, carregadores elétricos, carregadores elétricos para automóveis, carregadores para veículos elétricos, postos de carregamento para veículos elétricos, carregador para veículo elétrico, postos de carregamento público, gewiss joinon, JoiOn I-ON Wall, JoiOn I-ON, Carregadores elétricos para automóveis, carregadores elétricos públicos, carregadores elétricos para habitação, carregadores elétricos para casa, carregador elétrico para casa,

Uma implantação equitativa da infraestrutura de carregamento, exige a instalação de postos de carregamento públicos em todos os bairros. Contudo, os preços dos carregamentos elétricos nas zonas públicas, hoje ainda é cerca de 30 a 200% mais cara do que os carregamentos privados. Por fim, garantir um preço de carregamento justo para todos os proprietários de veículos elétricos, é fundamental. Pois, todos aqueles que não têm acesso a postos de carregamento privados em casa ou no trabalho, será crucial na transição energética para uma Europa totalmente elétrica.

Por outro lado, pode adicionar outro tipo de aparelhagem estanque em ambientes húmidos ou para montar no exterior. Desse modo completa a instalação em volta dos carregadores elétricos. Como por exemplo, já conhece as 5 vantagens da Legrand Plexo New para as suas obras exteriores?

Recursos de infraestrutura exigem compromissos financeiros maiores

A implementação da infraestrutura elétrica que o relatório da McKinsey prevê, apresenta custos totais de 240 bilhões de euros para hardware e instalação até 2030. Isto, inclui a instalação de novos postos de carregamento, atualização de redes elétricas e aumento da capacidade de geração de energia renovável. Pois, mais de metade desse financiamento (60%, ou 130 bilhões €), deve apoiar o planeamento, a engenharia e a instalação de novos pontos de carregamento públicos e privados (20% e 40% do total, respetivamente).

Por outro lado, 15% são para financiar atualizações de rede e cerca de 25% por cento dos recursos para energia renovável. Os proprietários terão de pagar o hardware e a instalação de seus postos de carregamento privados. Possivelmente, vão receber subsídios do governo no futuro para compensar os custos.

Nesta altura, os postos de carregamento públicos serão construídos por operadores de carregamento privados ou por serviços públicos locais. Os custos decorrentes destas atualizações na rede elétrica, serão diluídas em taxas de distribuição de eletricidade para os consumidores finais.

Soluções robustas para Postos de Carregamento Público e Privado

O mercado está a assistir a uma grande evolução, com o surgimento de novos equipamentos, mais modelos e capacidades de carregamento cada vez superiores.

Postos de carregamento, Postos de carregamento, carregadores elétricos, carregadores elétricos para automóveis, carregadores para veículos elétricos, postos de carregamento para veículos elétricos, carregador para veículo elétrico, carregadores elétricos para estacionamentos, carregadores elétricos para parqueamentos, postos de carregamento público, gewiss joinon, JoiOn I-Con Premium, JoiOn I-Con, carregador elétrico,

.

Escolhemos as soluções de carregamento da JoinOn, uma marca do prestigiado grupo italiano Gewiss. Pois, são uns dos carregadores elétricos mais robustos à venda em Portugal. Além disso, o design dos equipamentos também é muito atrativo. Ou seja, junta o design à segurança e estes são 2 fatores importantes na decisão de compra do cliente final.

Para escolher as melhores soluções de mobilidade energética, as empresas eletricistas optam por marcas com maior nível de confiança. Além disso, também são responsáveis pela instalação dos carregadores elétricos para automóveis e têm de assegurar que são robustos para estar à chuva, ao sol, ou até mesmo resistirem a atos de vandalismo.

Requisitos essenciais para as empresas instaladoras

  • Robustez dos postos de carregamento.
  • Manutenção fácil.
  • Fiabilidade.
gewiss joinon, joinoi i-con, joinoi i-con premium, joinoi i-on wall, joinoi i-on,

.

A manutenção dos postos de carregamento é silenciosa, cómoda e económica. Por outro lado, o acesso aos componentes eletrónicos e eletromecânicos são facilitados pela posição dianteira. O cabo interno tem boa arrumação, graças ao sistema de painéis “Fast & Easy”.

Em caso de avaria, o diagnóstico é imediato e intuitivo: o LED RGB indica o estado de falha e a tela o tipo de erro, para intervenção rápida e eficaz.

GESTÃO DA ENERGIA DE CARGA

Os sistemas de gestão de energia são um auxiliar muito importante para reduzir os custos com eletricidade. Isto é, os postos de carregamento mais avançados permitem o controlo à distância através de aplicação WEB e o próprio sistema faz uma otimização inteligente, em função dos equipamentos que estão a consumir a energia.

Através de um medidor central, é possível fazer esta gestão. Por exemplo, se não existir nenhuma carga conectada ao medidor residencial, o posto de carregamento elétrico pode fornecer a potência máxima à bateria do Veículo Elétrico.

gestão do consumo elétrico, consumo dos dispositivos ativos, potência de carregamento,

.

Quando houver maior consumo dos eletrodomésticos, a unidade de recarga diminui a potência para não ultrapassar o limite contratado. Este é um fator muito importante na gestão da energia em sua casa.

Postos de Carregamento em Parqueamentos e Estacionamentos Públicos

De acordo com as previsões em vigor, até 2025 serão instalados cerca de 6.000 novos postos de carregamento por semana e 10.500 novos postos por semana até 2030. Desse modo, terá de haver uma reabilitação profunda em todos os parqueamentos e estacionamentos públicos, para possam possibilitar o carregamento de veículos elétricos.

Nos próximos anos, irá intensificar-se o volume de obras em curso para a transformação da mobilidade energética. A procura por estes equipamentos vai intensificar-se e o número de veículos elétricos / híbridos será uma maioria, face aos automóveis de combustão.

Postos de carregamento, carregadores elétricos, carregadores elétricos para automóveis, carregadores para veículos elétricos, postos de carregamento para veículos elétricos, carregador para veículo elétrico, carregadores elétricos para estacionamentos, carregadores elétricos para parqueamentos, postos de carregamento público, gewiss joinon, JoiOn I-ON Wall, carregador elétrico,

.

Por fim, é de realçar que a Europa já estabeleceu um limite para o fim da venda de veículos a combustão. Pois, 2035 será o último ano em que será permitida a comercialização destes automóveis, rumo a um ambiente mais limpo e despoluído.

Fontes: Mckinsey e Gewiss.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *