Quais são os cabos certos para evitar as interferências eletromagnéticas?

Os cabos para interferências eletromagnéticas são importantes para conseguir uma boa transmissão de dados num ambiente industrial. Porque é que isto é importante? Porque, na altura em que a informação está a passar pelo cabo elétrico podem ocorrer frequências eletromagnéticas. Ou seja, o cabo funciona como um campo que atrai outros sinais. Isto é, face ao comprimento dos fios metálicos, podem absorver e transmitir ondas de rádio. Nesse sentido, quanto maiores forem as linhas entre o sistema central e os equipamentos, maior será o risco de captar uma onda de rádio.

Se está a operar um sistema com várias máquinas, é normal haver ruído no sinal e os equipamentos não funcionarem bem. Por isso, para evitar esses problemas, é melhor usar cabos blindados com pares trançados e malha de proteção.

Através de um cabo blindado tem a proteção que precisa. Desse modo, a blindagem à volta do cabo protege a transmissão de dados das interferências eletromagnéticas. Além disso, também age como um escudo magnético que evita a radiação de sair do cabo. A capacidade destes cabos para interferências eletromagnéticas, serve para blindar as comunicações dos sistemas. Desse modo, consegue aumentar a proteção em mais de 90%, através de cabos especiais de qualidade.

Cabos Blindados

Os cabos blindados reduzem o ruído elétrico que as interferências eletromagnéticas fazem e também contém o impacto dos sinais elétricos para o ambiente de trabalho. Nestes cabos especiais, encontra vários tipos de cabos blindados, ou seja, os fios entrançados, em espiral, malha de alumínio ou alumínio com poliéster.

Se usar um cabo destes, como é o exemplo do cabo LIYCY, reduz mais de 85% do ruído elétrico. De uma forma geral, consegue eliminar os sinais elétricos entre os 85% e os 100%, de acordo com o tipo de blindagem do cabo. Pois, existem cabos blindados com diferentes funções. Como é o caso dos cabos de instrumentação, cabos de controlo, cabos de automação com manga e cabos de alarme de incêndio.

Por outro lado, existem outros tipos cabos blindados para média e alta tensão, com fita de cobre, fios de cobre, fita ou fios de aço. Neste caso, é uma proteção mecânica a eventuais impactos ou outros efeitos mecânicos que possam estragar o interior dos condutores.

Em que locais deve instalar cabos blindados:

  • Indústria Alimentar: fios e cabos elétricos blindados para ligar os postos de trabalho na transformação de alimentos e bebidas.
  • Indústria automóvel: Cabos blindados para ligar sistemas eletrónicos das linhas de montagem sem interferência eletromagnética.
  • Ferrovia e Caminhos de Ferro: Cabos blindados para usar na comunicação das linhas ferro e ferrovia, por forma a garantir a segurança de todos.
  • Indústria aeroespacial: Cabos blindados para ligar inúmeros sistemas aeroespaciais e assegurar a confiança na transmissão dos sinais transmitidos.
  • Indústria naval: Fios e Cabos elétricos de controlo, para assegurar os dados e informações durante a navegação dos barcos.
  • Fabrico de Aparelhos Médicos: O uso dos cabos LiYcy blindados na medicina é igualmente muito importante para evitar a interferência eletromagnética em equipamentos médicos.
  • Indústria petrolífera: Cabos blindados capazes de resistir a ambientes hostis, em contacto com vários produtos químicos e óleos para passar informações corretas.

Cabos Industriais

Existem vários tipos de cabos industriais para ligar máquinas e equipamentos. No entanto, a maioria dos cabos elétricos para a indústria, são para os setores da produção e da automação industrial. Apesar disso, em algumas zonas chamam cabos de controlo, onde se incluem os cabos com isolamento e bainha externa de PVC e LSZH. Por outro lado, embora se possam ligar a vários tipos de aplicações, o que é mais importante é a robustez destes cabos especiais em situações móveis. Pois, além de reduzirem as interferências eletromagnéticas, também resistem às mudanças constantes de locais nas máquinas portáteis ou móveis.

Pode usar cabos para interferências eletromagnéticas em situações de controlo da produção, em postos de trabalho, em fábricas de alimentação e bebidas. Além disso, também são úteis para dar informação em tempo real em salas de laboratório. Nesse sentido, deve escolher o exterior da bainha do cabo de acordo com os líquidos que existem no chão.

Bainhas nos cabos elétricos

  • Bainha em PVC: O material de revestimento mais usado na Europa. Isto inclui cabos de controlo para transmissão de dados, como o cabo LIYCY 3×0.75 mm ou o cabo LIYCY 4×0.75 mm para ligar linhas de montagem. Ou o cabo YSLY-OZ /JZ para usar na Indústria com ótima resistência à maioria dos óleos e boa resistência química.
  • Bainha LSZH: Para revestir cabos elétricos que ligam aparelhos sensíveis. Ou seja, onde existe risco de incêndio, esta bainha com baixa emissão de fumos e sem halogéneos é o ideal. As bainhas de silicone para instalar cabos para altas temperaturas também são LSZH.
  • Exterior PUR: Cabos de poliuretano para uso industrial são ótimos para colocar em salas limpas e instalações químicas, uma vez que a bainha é anti bactérias. Isto é muito importante para não contaminar o interior da instalação. Estes cabos são fortes! Pois, evitam ruturas e resistem a químicos e óleos.
Cabos para Automação Industrial

Automação & Controlo de Processos

À medida que a tecnologia evolui, os sistemas de automação industrial precisam de mais velocidade. Do mesmo modo, que é necessário poupar energia, ter menos mão de obra e reduzir os prazos na produção.

Nesse sentido, os cabos para automação industrial reduzem os riscos de falhas, aumentam a fiabilidade no controlo de processos e reduzem a quantidade de manutenções. Assim, é possível colocar os cabos de automação ao serviço de tarefas sensíveis e assegurar o bom funcionamento nas linhas de produção automatizadas.

TIPOS DE CABOS PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Cabos de controlo: Os cabos YSLY-OZ /JZ SY, YSLCY-OZ / JZ, HSLH-JZ / OZ e o HSLCH-JZ / OZ são cabos elétricos especiais para usar num meio industrial, mas não são blindados. Apesar de serem condutores que ligam grande parte das máquinas e equipamentos nas fábricas europeias. Pois, resistem à maioria dos óleos e têm uma boa resistência química. Além dos cabos equivalentes com blindagem, como o cabo LiYCY e o cabo LiHCH.

O cabo HSLH-JZ / OZ, além de ser um cabo de comando para controlo de processos e instrumentação, é próprio para zonas com muitas pessoas. Pois, é um cabo livre de halogéneos, não propaga a chama e em caso de incêndio não liberta gases, fumos opacos ou corrosivos,

Cabos Ethernet industriais: São ideais para transmitir dados a alta velocidade através dos cabos Cat 6a, Cat 6 e mesmo com o Cabo CAT 7Ethernet com bainha exterior em poliuretano para velocidades de transmissão de dados de 10 GB/s até 100m. Nestas versões, os cabos não são blindados.

Cabos de Transmissão de Dados: Os cabos LIYCY são a solução mais segura para transmitir dados em baixas frequências. Além da boa prestação dos cabos, evitam as interferências
eletromagnéticas provocadas por campos elétricos exteriores. Por outro lado, é um cabo com um diâmetro exterior reduzido que dá para instalar em locais com pouco espaço, como por exemplo, o cabo LiYCY 2×0.5 mm e o cabo LiYCY 4×0.5 mm.

Cabos de com bainha PUR: Em ambientes de instalação onde é preciso manter as condições de higiene, é melhor escolher um Cabo de Poliuretano. As suas propriedades evitam o crescimento microbiano dentro da bainha exterior e evitar a propagação de bactérias numa fábrica.

TRANSMISSÃO DE DADOS EM EQUIPAMENTOS E MÁQUINAS!

cabos para interferências eletromagnéticas
Cabos Liycy ELECTRICOL 

A gama de cabos LIYCY Electricol tem alto desempenho na transmissão de dados em baixas frequências. Além disso, o cabo LiYCY é flexível, blindado e é ideal para circuitos de transmissão de dados em indústrias ou fábricas. Isto é, para locais locais em que existe o risco de haver interferências eletromagnéticas por meio de sinais analógicos ou digitais. Desse modo, antes de ligar as suas máquinas, como exemplo, deve fazer uma ligação com um cabo LIYCY 3×0.75 mm ou o cabo LIYCY 4×0.75 mm. Assim, terá os equipamentos a funcionar com segurança e sem o risco de interferências eletromagnéticas. Se pretende uma medida inferior, tem o Cabo LiYCY 2×0.5 mm e o Cabo LiYCY 4×0.5 mm para a maioria da procura.

Precisa de fazer uma instalação elétrica num ambiente industrial? Então, recomendamos o uso de cabos LIYCY para controlar processos ou sistemas informáticos, com a proteção adicional da malha blindada.

Devido à malha trançada de cobre estanhado do Cabo LIYCY, é possível uma transmissão de dados livre de interferências e um grau moderado de proteção mecânica. Além disso, tem um condutor de cobre flexível classe 5, que cumpre a norma de não propagação da chama IEC 60332-1-2.

Secções Cabo LiYcy – Os cabos para interferências eletromagnéticas

Por outro lado, para ligar equipamentos com condutores de 1mm, as medidas do Cabo LiYCY 2×1 mm, o Cabo LiYCY 3×1 mm ou o Cabo LiYCY 4×1 mm, são os cabos para interferências eletromagnéticas com mais vendas. Por último, se precisa de uma solução com condutores mais grossos, pode optar desde o Cabo LiYCY 2×1.5 mm até um cabo com mais linhas, como é o Cabo LiYCY 12×1.5 mm.

Além disso, também existem outros cabos especiais, como os cabos de silicone para altas temperaturas, a usar mas mesmas áreas. Os nossos cabos têm de funcionar em condições extremas e cumprir as normas de segurança com rigor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *