Electricol, SA – Notícia Diário de Notícias – Valor Económico

Um verdadeiro exemplo de confiança e rigor, a Electricol é um grupo distribuidor de material elétrico representante de marcas que garantem qualidade e inovação, apresentando-se, acima de tudo, como um parceiro
de excelência em iluminação.

Ligações de Confiança

Fundada em 1957 por dois profissionais do setor do material elétrico, foi após a sua ligação inicial aos cabos d’Ávila, que aqueles sentiram a necessidade de ter uma gama de produtos que complementassem o seu negócio.
Esta necessidade foi transmitida pelo mercado e pela crescente procura de material elétrico – e de qualidade – e pela vontade dos empresários em implementar uma empresa diferenciadora. Já a segunda geração dirigente seguiu uma especialização particular no setor da iluminação.

CEO Henrique Damasceno

Gestão de Marcas

Ao longo das seis décadas de existência, e com a evolução do negócio, a empresa foi expandindo as áreas de atuação. Dessa forma, o grupo iniciou um conjunto de investimentos de modo a desenvolver novas áreas de apoio, que se coadunassem com o negócio principal. “Sempre nos focámos no setor da iluminação, porém, para responder às exigências do mercado, o negócio evoluiu para a iluminação LED.

Atualmente o Grupo Electricol, com a designação social Damas Ferreira & Damasceno, S.A., disponibiliza várias marcas para diferentes áreas de negócio, como a Tecniled, Emertex e a Quadrimek. Além disso detém a empresa Henrique & Filipe, Lda, com certificação ISO9001/2018 para fabrico de luminárias e dispositivos eletrónicos. Com esta linha de montagem certificada, estamos em condições de produzir e adaptar qualquer luminária, em função das necessidades do cliente. Por exemplo, fazemos a eletrificação das luminárias vazias, porque grande parte das importações de luminárias já prontas, nem sempre tem a qualidade desejada”, como explicitam.

MERCADO NACIONAL

Com a atuação direcionada para o mercado do grande e médio instalador, além da sede situada na Zona Industrial de Frielas, no concelho de Loures, a Electricol tem também uma delegação em Canelas, em Vila Nova de Gaia, marcando presença em dois dos maiores centros de negócio nacionais. Em ambas as localizações o grupo detém duas naves industriais, contando com 3200 metros quadrados de área coberta na sede e 1200 no complexo a Norte. Cada uma dispõe de uma loja para receber os clientes, nomeadamente os particulares. “Passados todos estes anos, podemos concluir que estas foram duas apostas vencedoras, dado o desenvolvimento exponencial que se assistiu nas referidas zonas, nomeadamente em vias de acesso, facilitando até a visita dos clientes”.

.

EXPORTAÇÃO

Além da presença estrategicamente pensada em Portugal, o grupo Electricol está ainda presente em Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e muito recentemente, em alguns países da zona do Magreb, encontrando-se prestes a expandir para outros países africanos. “Trabalhamos também um pouco para toda a Europa e frequentamos feiras internacionais para acompanhar as novas tendências da iluminação.

ADAPTAÇÃO AO MERCADO – ILUMINAÇÃO

As principais áreas de atuação da Electricol centram-se, essencialmente, na iluminação, cabos elétricos e material elétrico em geral. No entanto, o grupo sentiu a necessidade de alargar o espetro da atividade e reforçar a excelência dos seus produtos, de modo a ir ao encontro daquilo que é pretendido pelos clientes e reforçar a posição de referência numa área tão competitiva: “O nosso “core business” sempre foi a iluminação. Porém, quando surgiu a iluminação LED, o mercado cresceu, o número de modelos de luminárias disparou e tivemos que nos apetrechar para acompanhar as necessidades de produção. Face à presente conjuntura, temos de continuar a nossa aposta em produtos de qualidade e desenvolver mais luminárias produzidas com tecnologia LED. Quer se destinem a linhas profissionais ou decorativas”, justificam.

Fitas led e Iluminação de emergência


No que diz respeito à Iluminação de Emergência, a Electricol, é uma das poucas empresas do país que desenvolve e constrói totalmente as suas luminárias de emergência, incluindo a fabricação dos componentes eletrónicos: -“asseguramos todo o processo com uma qualidade final irrepreensível e sem histórico de avarias”.

DEPARTAMENTO DE CABOS ELÉTRICOS

Face ao aumento generalizado do número de empresas instaladoras e às crescentes solicitações, é fundamental que o serviço ao cliente acompanhe as novas exigências. A criação de um departamento exclusivamente dedicado aos cabos elétricos, revelou-se como sendo uma das grandes mais valias da empresa, no acompanhamento de todos os projetos da especialidade.
Na realidade, a Electricol é o primeiro distribuidor de material elétrico a apostar neste nível de serviço e neste tipo de acessoria técnica, que até então, normalmente era disponibilizado apenas pelos fabricantes de cabos. A par do nível de serviço, no negócio dos cabos, continua a ser crucial a existência de stocks permanentes, facilitando todos os processos de venda e possibilitando uma entrega mais célere (fator bastante valorizado no mercado).

Cabos elétricos e cabos especiais

Além dos cabos de baixa ou média tensão, a Electricol dispõe de um avultado stock em cabos especiais, tornando-a numa das maiores referências nesta área para o mercado nacional. De facto, “Os fios e cabos, são hoje em dia uma importante componente da nossa faturação.”

INOVAÇÃO NO SERVIÇO – QUADROS ELÉTRICOS

Quanto aos principais serviços disponibilizados, os responsáveis destacam, na construção e montagem de quadros elétricos, através da marca Quadrimek, a execução de projetos “chave na mão”, garantindo total responsabilidade e qualidade dos quadros fornecidos. “Temos profissionais especializados para construir e montar qualquer tipo de quadro elétrico, independentemente da sua dimensão ou especificidade. Entregamos tudo pronto a instalar. Nesta área podemos afirmar a inexistência de reclamações ou deficiências, o que nos deixa bastante orgulhosos”.

quadros elétricos

PARCERIAS VALIOSAS

Enquanto distribuidor credível, maduro e com provas de seriedade e profissionalismo, a Electricol conta com parceiros tão relevantes como a Philips, Gewiss, Ledvance, Osram, Mazda, Navigator ou a Legrand. Estas parcerias incutiram a vontade de desenvolver as melhores práticas em busca da perfeição.

A participação em grandes obras nacionais como a Piscina Oceânica de Oeiras, Metro do Porto e Lisboa, a Faculdade de Ciências, o El Corte Inglês, a TMG-Indústria Têxtil, ou o Mosteiro da Serra do Pilar (Vila Nova de Gaia), espelham o rigor, confiança e profissionalismo que guiam toda a atuação da empresa.

Perante os clientes, a equipa Electricol assume uma postura de atuação próxima e de confiança, baseada, nomeadamente, na qualidade do apoio e aconselhamento técnico: “Sempre procurámos estabelecer esta diferenciação. Aqui, os nossos comerciais assumem um papel vital, fomentando e desenvolvendo o espírito de parceria entre ambas as partes”. A fidelização de clientes é, por isso, uma constante. Não menos importante é a solidez financeira do grupo, que permite apoiar alguns projetos mais ambiciosos e de maior investimento, mantendo de igual modo um stock considerável que no fundo, permite minimizar tempos de entrega e aumentar os níveis de satisfação do cliente.

Garantir a satisfação e bem-estar dos seus cerca de 40 colaboradores é outra missão que a Electricol se auto propõe, fazendo por isso, da formação, uma missão imprescindível: “Contamos com alguns dos nossos elementos para fomentarem e desenvolverem ações formativas internas”.

ESPECIALIZAÇÃO CONTÍNUA

Face à forte concorrência existente no ramo, os dirigentes destacam o caminho da diferenciação e especialização como o principal objetivo futuro e os projetos em vista são ambiciosos: “Temos de estar preparados para o futuro, antevendo a evolução possível dos mercados e continuar a apostar nas nossas competências, para desenvolver produtos inovadores e com valor acrescentado. Nesse sentido, vamos intensificar os nossos investimentos nos cabos de energia, alargar a nossa gama dos cabos de média/alta tensão e aumentar permanentemente o nosso stock de cabos especiais. Vamos desenvolver novos projetos na área dos cabos elétricos,em pé de igualdade com os maiores fabricantes, através do conhecimento e da capacidade técnica necessários para aconselhar e levar a cabo soluções de sucesso para os nossos clientes.

No campo da iluminação estamos num processo de modernização e vamos aumentar consideravelmente o número de modelos de luminárias LED produzidas “in house”. Além disso, vamos apostar na criação de novas marcas próprias e no desenvolvimento de uma linha decorativa, sustentada através da nossa marca Tecniled. Por outro lado, vamos iniciar uma abordagem ao mercado dos projetos, na área da arquitetura e da hotelaria”, rematam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *